Calibragem Ideal Para o Pneu de Sua Bike


CLIQUEM NA IMAGEM ABAIXO PARA MAIORES INFORMAÇÕES

CLIQUEM NA IMAGEM ACIMA PARA MAIORES INFORMAÇÕES

Vai estourar hein!!

Muitas vezes quando paro em um posto de gasolina para calibrar o pneu da minha bicicleta, me divirto com perguntas ou exclamações do tipo:

  • Vai estourar hein!! Vai estourar hein!!!?
  • Nossa!!! Sua bicicleta pega mais libras que o pneu da minha caminhonete?

Muitos motoristas não se conformam em ver que um pneu de bicicleta suporta 80 libras enquanto o carro dele suporta apenas 30. Essa dúvida é muito comum também entre os próprios ciclistas, principalmente os iniciantes.

Não se pode confundir a pressão nos pneus com a quantidade de ar dentro dos pneus. Pressão é apenas a força normal exercida por unidade de área. Quando colocamos 80 libras em um pneu de bicicleta temos que lembrar que eles são bem mais flexíveis e não precisam sofrer grandes deformações, pois a distância entre o chão e o aro é pequena. Já os pneus de carro são feitos de um material muito mais rígido e possuem muito mais espaço para deformações.

A pressão recomendada vem especificada na lateral dos pneus, variando entre um limite inferior (para se evitar furos) e um limite superior (para evitar que o pneu estoure), mais ou menos da seguinte forma.

“recommended pressure: 35-65 P.S.I.” ou “keep inflated: 35-65 P.S.I.”

A unidade mais usada para medir a pressão é a libra-força por polegada quadrada (Lbf/pol2), ou em inglês, pound square inch (o famoso P.S.I.). Muitas pessoas costumam falar apenas libras, devido a complexidade do nome completo, mas é importante lembrar que é errado, pois libras na verdade é uma unidade de massa, assim como quilograma.

Alguns compresores indicam também outra unidade, o BAR, que equivale a 14,5 libras por polegada quadrada. Tome bastante cuidado para não confundir na hora de calibrar o pneu da sua bike.

A quantidade de pressão que se deve colocar no pneu varia. Quanto menos pressão usamos, menos rígido fica o pneu, proporcionando uma maior aderência ao solo, ideal para terrenos esburacados, escorregadios , com pedras e outros obstáculos.

Quanto maior a pressão, mas rígido fica o pneu, diminuindo o atrito com o solo, o que é ideal para terrenos de grande velocidade.

É isso aí galera, agora é calibrar os pneus e sair pro pedal!!!

Estou usando na minha bike a P.S.I. de 41 e o resultado tanto no asfalto quanto nas trilhas foi formidável.

PAIXÃO E INOVAÇÃO: ISSO É A AGÊNCIA CARCARÁ  Uma agência composta por talentos que transformaram suas experiências individuais em um grande leque de serviços e produtos. Calma, não foi da noite para o dia! Muito pelo contrário. Ela surgiu a partir de um sonho de um grupo de profissionais que queriam não apenas inovar, mas principalmente trabalhar com o que amam. E graças a esse sonho, hoje a Agência Carcará já é uma realidade. “Nosso foco está em criar valores para as marcas de nossos clientes.”

53 pensamentos sobre “Calibragem Ideal Para o Pneu de Sua Bike

  1. Foi muito boa esta dica, realmente é uma dúvida comum.
    Na minha bike uso 46, mas como calcular ao calibrar os diversos tipos de pneus e bicicletas.

  2. Muito útil a dica! A melhor referência que encontrei de como calibrar pneus! Estou voltando a andar de bike e sou muito grata ao post! 🙂

  3. Legal a dica. Imaginei poder supor tantas unidades de PSI por Kg (BIke + Ciclista), no entanto não deu certo.
    Usarei o meu exemplo:
    Peso 85Kg e minha bike 12Kg e uso 40 PSI de pressão no pneu. Para generalizar faria a conta 40 PSI/ 85 + 12. Essa conta tem como resultado 0.412, ou seja, para cada Kg, colocaria 0.412 PSI no meu pneu. Agora imaginem uma pessoa com 60 Kg dona de uma bike com massa igual a 12Kg também. Somando as massas, daria 72 Kg. Para saber a pressão ideal do pneu, pensando no valor 0.412 PSI, essa pessoal colocaria 29.7 PSI em seu pneu.
    Bem, pelo que imagino e vejo por aí, usar 30 PSI no pneu trazeiro é muito pouco, mesmo no caso de uma pessoa com 60 Kg, pois gera muito arrasto, dificulta a realização de curvas (a bike afunda sobre os pneus) e permite que pedras maiores cheguem a bater no aro (o que fura a câmara).
    Conclusão: deve haver uma pressão mínima para os pneus, a partir da qual podemos fazer variações para cima e nunca para baixo dela. Agora, saber qual é essa pressão mínima… só uma pesquisa de campo bem abrangente poderia trazê-la à realidade.

  4. Olá, tenho 94kg e estou calibrando o pneu traseiro com 45, mas tô achando que está baixando muito e fico sentindo a bike mais pesada. Será que é melhor aumentar?

  5. Há um fenômeno que é como aquele boneco inflável tipo “joão sem braço” ou semelhante mas como bexiga de aniversário onde a pressão é uma mesma em todo interior do boneco mas o nariz estará sempre mais mole……….Isto ocorre por um princípio físico que diz que cada pressão propiciará tanta mais “tensão” no que foi inflado qto maior for o diâmetro do inflável, ou seja o corpo do boneco (= o pneu do carro, mais “gordinho”) alcança mais tensão, dureza do que o nariz do mesmo ( = o pneu da bike, mais magrinho) embora na mesma pressão. Por isso precisamos de muito mais pressão no pneu magrinho da bike do que no pneu “gordo” do carro pra alcançar “tensão”, dureza, semelhante. Da mesma maneira já itve oportunidade de conferir um pneu gigante não me lembro de que, talvez trator, e ele pedia pressão tipo de 20 psi ou menos. Pelo senso comum é valido pensar que em maiores volumes e diametros voce tem muito mais ar trabalhando, na mesma pressão, produzindo então mais facilmente “tensão” no inflável.

  6. rodava com 26 na minha mtb,ficava pesado e cansativo a trilha.agora coloco 36,perfeito,fica mais leve e corre mais.obrigado pela dica.abs

  7. Muito show essa dica.
    Sempre tive medo também de calibrar um valor a mais e ia sempre no tato…
    Mas acabei de olhar no site do fabricante do meu pneu.
    PSI = 36.

  8. Legal sua dica. Acabei de comprar um bomba de chao (Zefal BLIZZARD) e estava em duvida sobre a calibragem agora seu que usarei 40 PSI. Aqui na cidade tem 2 postos de gasolina e tem bombas que ficam em greve constantemente ai varias vezes sofro para dar minhas pedaladas agora com sua dica e minha bomba vai ser GG (joinha joinha) uma grande abraco Reinaldo de Interlandia

  9. Cara, belíssimo site. Estava sem bicicleta há cerca de 10, 11 anos, e não lembrava nem as regras das marchas, que dirá de como calibrar os pneus… Lembrei de ambas coisas no site. Parabéns novamente e obrigado.

  10. Tenho uma GT Agressor 1.0 c/ Pneus Kenda que têem a seguinte marcação:
    Mín. 40 – Máx. 65 PSI. Uso sempre 42 PSI e fica ótimo!!!!!

  11. Sou de Manaus-AM estou iniciando a pratica do ciclismo, preciso entrar em forma, estou no alge dos meus 110 Kg, KKKKKKKKKK, sua dica foi muito boa valeu !!!

  12. Galera tb to pesadao e comprei uma bike hj…e to em duvida em relacao da calibragem dos pneus..vi logo acima um brother usando 43 no PSI. acredito que utilizarei tb. mas esse topico foi otimo obrigado ! =D

  13. Valeu!!! Não tinha me dado conta que tinha valor de calibragem na lateral do pneu. Sou iniciante e tinha essa duvida. Abs

  14. muito boa a ajuda eu sempre botei 30 libras no meu pneu aro 24 mas sempre medi apertando o propio pneu com as mãos

  15. e se permanecer em cima da bike no momento da calibragem?? será que náo ajuda a calcular o mínimo necessário para cada ciclista, individualizadamente?

  16. Eu uso 55 PSI e fica perfeito. Quanto mais cheio o pneu menos ele vai furar devido a pregos e outros objetos pontiagudos.

  17. valeu cara eu sempre tive essa dúvida e a resposta estava sempre do meu lado (no pneu) no nery está dizendo assim: max load 100kg inflate to 50 p.s.i. mas acho que vou colocar uns 42 para não ficar muito rígido.
    valeu cara!

  18. Eu vou te contar, eu fiz isso agorinha e é furada!!! A minha bicicleta novinha tem escrito no pneu que aguenta até 50PSI e eu fui colocar 46 libras, estourou a câmara de ar, e ainda por cima rasgou o pneu!!! 😛 Comigo essa diga não funcionou me ferreie!!!

  19. Cara, então, eu sempre colocava30,33 libras na minha bike, porém sempre senti que ela estava meio murcha, principalmente devido ao meu peso, então eu vi que no pneu recomendava entre 40 e 65 psi, e então, para testar, coloquei 38 psi, ficou exelente o desempenho, porem um ou dois dias depois, eu desci de uma calçada e o pneu estourou, perdi não só a camara, mas o pneu tbm…
    .
    Então eu gostaria de saber se fiz algo de errado, como por exemplo, não considerei meu peso, de 85 kg + mochila (mesmo o pneu suportando 100kg), eu queria saber como eu regulo o pneu no meu caso, pois se seguir o que está no pneu ele estoura, colocando 33psi, é ruim de andar na bike… Obg

  20. Tenho 120kg, minha bike e uma aro 26 e botei um pneu kenda 1.0 com a câmara de ceci, sera que suporta a calibragem que pedi o pneu? A calibragem do pneu e 100 psi posso botar os 100 ou boto apenas 80 por causa do meu peso?

  21. Obgdo pelas dicas,sou borracheiro e muitos vem na borracharia pra calibrar pneu d bike,fico com medo d estourar já aconteceu uma vez,mas eu sigo a recomendação do fabricante,sempre coloco 2 ou 3 psi a menos,valeu

Deixe um comentário